Na modernidade, os conceitos de criança e adolescente surgiram trazendo novas formas de cultura para as idades, e portanto, novas formas de vestir. A criança ganhou o direito à roupas mais leves e soltas que possibilitassem seus livres movimentos e brincadeiras.
Mas, parece que o mercado de luxo está trazendo de volta a cultura dos pequenos adultos. Em editoriais de moda e campanhas infantis, os pequenos se transformam nas miniaturas de seus pais, aliás, um desejo intrínseco do que Freud chamaria de "sua magestade, o bebê", quando os pais transferem para os filhos toda a responsabilidade de ser o que eles desejavam ter sido, e não foram.
![]() |
Vogue Infantil - Edição Francesa |
Na Vogue Infantil, a elegância vai da roupa, ao carrinho de bebê. A menina se apropria do papel de mãe chic e estilosa e, porquê não, rica.
![]() |
Campanha Burberry Infantil outono/inverno 2012/13 |
As campanhas da Burberry trazem crianças em clima de brincadeira e com idéia de movimento, com trajes que são versões infantis da coleção adulta. Mesmos tecidos, mesmas padronagens, mas em modelagens adaptadas às crianças.
![]() |
Lanvin Kids outono/inverno 2012/2013 |
Já na coleção infantil da Lanvin, as roupas parecem ser cópias fiéis da coleção adulta. Tecidos estruturados, modelagens que dificultam os movimentos e cores do universo adulto vão parar na moda kids.
![]() |
Armani Junior outono/inverno 2012/13 |
Não dá para negar, o catálogo da Armani é de se apaixonar, nele, uma versão ingênua do mundo adulto traz crianças em clima de romance. Mas, de toda forma, cores sóbreas e calças de alfaiataria não perecem adequadas ao estilo de vida, principalmente, dos meninos.
Nossa! Queria parabenizar o blog por analisar de forma tão sensata e fundamentada essa onda de moda fashion para crianças. Em todos os outros blogs de moda, só li reportagens que exaltam isso, sem considerar todos esses aspectos que você levantou: a adultização da criança, a falta de conforto das roupas, a transferência emocional da mãe para a filha... Tem campanhas publicitárias que chegam até a erotizar as crianças, colocando elas em poses sensuais e com caras e bocas... Até onde isso tudo vai chegar? Por que essas marcas não fazem moda infantil com cara de moda infantil e que respeita a infância??? Beijos.
ResponderExcluirAnna Maria, obrigada pelo comentário... é bom saber que as leitoras também se interessam por assuntos, digamos, mais profundos. Me empolguei para trazer mais deste tipo de matéria. Dizer que a moda é sempre linda, é muito fácil, a gente também precisa de críticas.
ExcluirBeijinhos!!!!
Ridículo, ver o capitalismo moldando crianças sob seus padrões de vaidade, onde uma cor cinza e melancólica de uma mulher com n problemas, é passada a uma menina que divertiria-se muito mais com um colorido brilhante, e ainda mais com um menino, na foto, colocado com o assédio de um adulto sobre a menina.Não suporto a ideia de comercialização da inocência e beleza das crianças, posta por esses estilistas vaidosos,se homem lógico que são bixas cheias de frescuras.Mas porque o uso de crianças? é por causa do enjoo por modelos anoréxicos e sem sal?
ResponderExcluir